Introdução
Se você precisa trocar o computador do estacionamento ou formatar a máquina atual que utiliza o software PARKEER, este guia traz o passo a passo para fazer isso sem perder seus dados nem interromper o controle operacional.
Dicas Importantes
- Licenciamento por dispositivo (JUNIOR ou PROFISSIONAL): nunca instale essas versões em computadores com problemas técnicos ou instabilidade. Em caso de troca, será necessário adquirir uma nova licença para o novo equipamento.
- Versão ONLINE: consulte o suporte técnico para confirmar seu backup na nuvem e verificar as condições para migração para o novo computador.
Antes de começar
Faça um backup completo dos dados do estacionamento em um pendrive ou dispositivo seguro. Prevenir é sempre mais fácil do que remediar.
Verifique a versão do PARKEER utilizada:
- Versão ONLINE: pode ser re-licenciada para o mesmo estacionamento.
- Versões JUNIOR e PROFISSIONAL: licenciamento por computador — será necessário adquirir nova licença para o novo equipamento.
Preparando a troca (computador funcionando)
Se a troca foi planejada e ambos computadores estão ligados:
- No computador de origem, feche o PARKEER e abra C:\PARKEER\PKMAN.exe.
- Clique em "Parar banco de dados".
- Clique em "Remover serviço".
- Abra a pasta C:\PARKEER\database e copie a pasta data para um pendrive.
Quando o computador antigo não liga, já era, pifou...
Peça auxílio a um técnico para remover o HD do computador antigo.
Conecte-o ao computador novo.
Acesse C:\PARKEER\database no disco antigo e copie a pasta data para um pendrive ou local seguro.
Instalando no novo computador
- Siga este tutorial para uma nova instalação do PARKEER.
- Após instalar, abra C:\PARKEER\PKMAN.exe e clique em "Parar banco de dados".
- Acesse C:\PARKEER\database e exclua a pasta data existente.
- Copie a pasta data salva anteriormente para C:\PARKEER\database no novo computador.
- Abra novamente o PKMAN.exe e clique em "Iniciar banco de dados".
Pós-instalação
- Abra o PARKEER e aguarde o banco de dados se adaptar à nova instalação.
- Adquira a nova licença (JUNIOR ou PROFISSIONAL) ou solicite ao suporte a substituição da licença ONLINE.
- Reinstale e configure todos os dispositivos necessários:
- Impressora (definindo a impressora de cupom como padrão)
- Leitor de código de barras
- Outros periféricos utilizados no atendimento